quarta-feira, 12 de maio de 2010

Personagens do rolê.











Nuno Gonçalves, o pernambucano cearense da Bahia é poeta e professor na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) que fica em Cachoeira na Bahia onde mora há mais ou menos 5 anos. Muitas idéias trocadas e cervejas tomadas no ultimo estado do rolê.





Maria Batissá, cria de Alcântara com muitas histórias para contar e ainda para viver. Tem um humilde restaurante pousada na calçada do jacaré não muito distante do cais do porto o que abrevia a subida da ladeira. Muito bem humorada e bem vestida sempre, Batissá nos recebeu e acolheu em um de seus quartinhos que é dentro de sua própria casa por um precinho camarada.

Diz que sua família vem de Angola mas também tem antepassados que eram de Moçambique, mas segundo ela o nome Batissá tem a ver com Batsabá da Etiópia o que me faz crer que ainda há parentesco lá com a Rainha de Sabá.





Dona Mocinha moradora da Ilha do Livramento que mesmo num certo isolamento sabe de todas as coisas que acontecem mundão afora. Há pouco tempo foi beneficiada com um projeto do governo o que resultou em energia elétrica para sua moradia e fez questão de mostrar as placas captadoras de energia solar e as baterias que são carregadas em um barraquinho propriamente feito para abriga-las, mas por não estar rolando sol naqueles dias ela estava sem energia em casa.


Numa relax no fim de tarde. Bia, Punk e Patricia. O Punk é nativo de Alcântara e mora na Ilha do Livramento bem próximo de Alcântara. O Punk tem uma particularidade, sempre ao conversar diz antes de qualquer frase: " Corretamente" ou "Perfeitamente". Já a Patricia não nasceu na cidade. Argentina há 20 anos veio conhecer o local e sofreu um ataque onde roubaram todos os seus documentos e por pouco não foi violentada. Prestou queixa mas foi ridicularizada pelos policiais e sem o passaporte e dinheiro vive em Alcântara desde então, ganha a vida como guia turística.








Bia e Milena. A "Lora" que é de São Luís no Maranhão nos ajudou a conhecer a cidade, fomos à praia e depois saímos para um rolê no bar do Léo um pouco distante do centro.


Na manha de manhã...

Rafael, morador da Ilha de Cotijuba. Seus pais são marajoaras e ele morou em Belém até a idade que está agora. Tem uma cabeça boa e manja tudo de efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário